1 de janeiro de 2007

O brilho.

Hoje apercebi-me de algo fantástico.

Em plena Eucaristia de Ano Novo, neste que é o Dia Mundial da Paz, o nosso pároco referiu uma frase da leitura do livro dos Números: "O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face".

Inadvertidamente, dei por mim a pensar e repensar nesta palavra, "brilhar". Sei que parece estranho (também o foi para mim), mas concluí que esta é garantidamente uma das mais bonitas palavras da nossa língua.

Brilhar lembra sempre, como é evidente, estrelas. Particularmente, a mim, fez-me lembrar um trecho de uma carta muito especial, que li faz agora dois anos, numa passagem de ano muito especial, em Lisboa:

«Em Taizé, em certas noites de Verão, sob um céu repleto de estrelas, ouvimos os jovens das nossas janelas abertas. Surpreende-nos serem tão numerosos. Vêm para procurar e para rezar. E pensamos: as suas aspirações à paz e à confiança são como estas estrelas, pequenas luzes a iluminar a noite.»

(Carta de Taizé 2005 – Irmão Roger)



Não pude evitar, o sorriso nos lábios e a lágrima quase no canto do olho, a recordar momentos inesquecíveis e provavelmente incompreensíveis para muita gente. Nem todos compreendem o porquê de passar os últimos momentos de um ano e os primeiros de um novo, de mãos dadas, em oração...

Brilhámos. Como sempre, como nunca, como jamais imaginaríamos. Brilhámos e continuamos a brilhar porque queremos ser mais, queremos ser diferentes, queremos construir algo único.

Brilho eu, quando tenho a certeza que o sorriso rasgado e a mão estendida para apertar com força outra mão amiga são os melhores presentes e os melhores desejos que posso dar a alguém.
Brilham vocês, quando com uma simples palavra, um olhar mais brilhante e um abraço mais apertado me mostram que vale sempre a pena, se a nossa alma não for pequena para vos albergar.
Brilhamos juntos, quando estamos certos de que a nossa amizade basta, para que o mundo ganhe um brilho especial e tudo pareça um pouquinho mais simples, nem que apenas por breves segundos.



"Por isso brilha, brilha como nunca agora,
Não tenhas medo de poder brilhar pela noite fora..."



Vamos continuar a brilhar? Eu vou tentar... pelo menos pelo prazer que me dá dizer e pensar nesta palavra. =)


Feliz Ano Novo para todos, amigos. [*]

(e perdoem-me o devaneio, mas... não é para isso que isto existe?!)

10 comentários:

Iolanda disse...

Vim abrigar-me no teu brilho interior, para que possa brilhar contigo.

Obrigado por continuares ao meu lado.

Beijinho e abroço apertadinho [*]

Anónimo disse...

adorei sarinha! e nós PF temos um brilho power!!mt power!lol e tu brilhas com a tua luzinha e iluminas sempre o meu dia! e de noite quando mandas tok pra ir à net!lol bj

Su(sana) disse...

Que devaneio bom, Sarita! *

Tu brilhas em mim e em todos... e espero mesmo que 2007 seja um ano brilhante para todos.

=D

[*]

éme disse...

Que se ja um ano de estrelinhas, Sarita: olhares de estrelas, sorrisos de estrelas, palavras de estrelas, actos de estrelas... Verdadeiras constelações! [*]

joaninha disse...

continua a brilhar neste novo ano e podes continuar com os teus devaneios que nós deixamos :P

beijinhos

my_wonderwall disse...

Taizé - sem dúvida onde as estrelas brilham com mais intensidade e onde nos apercebemos o quanto é importante brilharmos no mundo.

tens aqui um abrigo altamente, parabéns.

Bom 2007

Mariana disse...

Não importa como, onde ou com quem... O importante é brilhar, e tu brilhaste =)

Beijinhos!

Anónimo disse...

um grande 2007 para ti Sara!
"brilha, brilha lá no céu, a estrelinha que nasceu..."

um grande beijinho e um abraço!

Fernanda disse...

Uma bela reflexão.
Bons "brilhos" para 2007.
Um abraço
Fernanda

Anónimo disse...

bem, foi uma lufada de ar fresco e "brilhante", este teu devaneio. como compreendo as tuas palavras, como necessito igualmente desse abraço, desse dar a mão, desse olhar que aquece para que a minha alma brilhe, e isso é coisa que ela faz sempre, de cada vez que estou contigo, minha Sara :) *