29 de março de 2007

dia-a-dia

O céu azul. Limpo, vazio, tranquilo. O sol brilhante, ofuscante. Mais uma manhã em que saio, disparada, rumo a todo o lado e a lado nenhum. Mais um dia banal.

Um passo atrás do outro, os óculos de sol bem assentes no nariz para que a luminosidade das oito e meia da manhã não me dê cabo do resto do dia (estas malditas lentes!). A carteira ao ombro, a pasta bem firme na mão direita. O passo apertado, o olhar decidido em frente. A Rua 5 de Outubro, a Rotunda da Boavista. A Rua da Boavista e a Rua Aníbal Cunha. A Faculdade... O Mundo.

Daquelas portas para dentro, um mundo. As pessoas, os sorrisos. Os cumprimentos, os "bom dia!" 's tantas vezes repetidos. Saio. A Travessa da Carvalhosa, a porta número 6. O segundo andar, a porta da AE. Outro Mundo. Algumas das pessoas mais especiais, importantes. Incrivelmente reunidas naquele único espaço, embora raramente ao mesmo tempo.

Outras dessas pessoas especiais esperam-me para o início de uma qualquer aula - não importa. O que importa é estar.

O almoço na cantina - ou não. A gelatina amarela, o sumo (nem sempre no melhor nível!), a funcionária simpática. As conversas e as piadas. Mais uns sorrisos e umas gargalhadas. O cappuccino, quase sagrado.

Mais aulas e o lanche. O bolinho da cantina (não pode ser sempre!) ou o pãozinho do Magnus. A conversa deliciosa do costume. A companhia para casa.


Num repente já é sexta-feira. A pressa, a mala, o comboio. Aquela sagrada horinha que me separa de casa e me permite um momento de intimidade com um velho amigo, o Mar. Ali num sítio bem definido, entre as estações da Granja e de Espinho.

Impreterivelmente aos 37 minutos de uma qualquer hora da tarde, a estação de Aveiro. O fim-de-semana. A mãe, o pai, a mana. Os avós. Os amigos de cá. O Clã 25, o 8º ano, o pessoal. As 50 e poucas horas mais rápidas do mundo. E, de novo, domingo.



Rotinas. De uma vida que dá gosto viver... =)

[mas devo confessar que o dia hoje foi mesmo bom. =)]

6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que há dias assim!
Beijinhos.

joaninha disse...

:D

Saraï disse...

Estranhamente ...ou não... rotinas parecidas com as minhas...
Sim, o mar... o saboroso mar entre a Granja e Espinho...
*Bj

AnaA disse...

E o que vale realmente é que nós adoramos esta rotina... Porque é ela que nos traz sempre estes dias bons que temos... A minha viagem habitual é de 2h50... mas conheço bem o sentido da chegada e todas as expectativas de quando a porta do comboio se abre para um novo fim-de-semana, que passa tão a correr que, se não fossem as boas recordações que ele deixa, quase se podia dizer que não tinha existido...
Mas pronto, são aqueles dias que parecem sempre iguais, mas que são sempre diferentes... Porque há sempre aquela palavra ou aquele sorriso com que não se contava e que tornam sempre os dias especiais...
E vivam as Sirigaitas... Aproveito o teu blog para fazer publicidade que actuamos na 2ª no Magnus... É favor aparecerem... Nós agradecemos =)
Bjinhos grande Sarocas
(Cartaxo)

Anónimo disse...

Incrivel. Incrivel como me revejo nas tuas palavras... Falta só falar daquele frio fininho das manhãs que acompanha o tal sol ofuscante... E das piadas ribeirinhas na rádio.. E do bom dia ao sr. da mercearia (eu passo na oliveira monteiro...). mas resumiste tao bem o ritual que e as nossas vidas..
Daquelas portas para dentro, um mundo...
E o mar... quando vinha pra cima aos domingos esperava por aqueles 5 min ansiosamente, entre Espinho e Gaia. Davam animo pra começar a semana..
Mania de seres minha sósia... Isto tem que acabar!!!

Joana Pereira

éme disse...

(Invejo-te...)

[ ]