13 de agosto de 2008

Paragem.

Inacreditavelmente, cumprem-se já hoje duas semanas desde que saí de Aveiro às 3h30 da manhã para partir para esta verdadeira aventura que é fazer SEP. Cinco semanas num país diferente, com pessoas diferentes, novas, uma língua diferente, estranha... De semelhante, só a moeda para usar, o ar para respirar e os pés para calcorrear todas as ruas e ruinhas que constroem esta cidade de Ljubljana.

Tenho descoberto muitas coisas, aprendido imenso e crescido (mesmo) muito. É uma experiência que acho que estava traçada no meu caminho, tinha que passar por aqui para aprender tudo o que tenho aprendido. Muito mais do que conhecimento de escola, de faculdade, de livros, aqui aprendo com a escola do desenrascanço, da autonomia e até (porque não?) do afastamento.

Acima de tudo, aprendo o valor que algumas coisas têm para mim e o valor que outras não deveriam ter... Faz-me falta o familiar da minha casa, do meu quarto, dos meus espaços. Faz-me falta o cheiro do mar e a cor do céu quando o sol se esconde ao fim do dia, atrás das ondas. Faz-me falta o relaxamento de não ter horário para acordar nem para adormecer. Faz-me falta o mimo da família, a comidinha da avó e da mãe. Fazem-me falta os sorrisos dos rostos de todos os dias e os abraços dos Amigos de sempre.

Mas aqui... Aqui tenho o brilho do sol nas fachadas das casas brancas, impecáveis. Tenho a privacidade do meu quarto, do meu verdadeiro abrigo, numa residência meio estranha mas que é, por estas cinco semanas, a minha casa. Tenho o acordar cedíssimo porque o sol se entranha pelo quarto e me obriga a abrir os olhos, mas o adormecer não tão cedo como isso porque se está tão bem na rua ou porque me apetece ficar mais um bocadinho a conversar com alguém. Tenho a rotina do trabalho que é sempre novo e surpreendente. Tenho a confiança de alguém que só há duas semanas me conheceu mas já me põe nas mãos partes importantes do seu trabalho de meses. Tenho os sorrisos e as conversas em português e em inglês, as palhaçadas em qualquer língua e tudo o resto que é expresso na linguagem universal que é a do que nos vai na alma. Tenho as pessoas, dezenas e dezenas, nas ruas, nas esplanadas, por todo o lado, onde quer que vá. E tenho, sempre, o sentimento de que é uma experiência que vai, de alguma forma, mudar a minha vida. Em maior ou menor escala, de uma maneira ou de outra, vou ser diferente quando no dia 2 de Setembro chegar a casa. E, pelo que me parece, vou ser melhor.

A vocês que me lêem, quero apenas que saibam que estou bem. Que me estou a divertir, a conhecer pessoas, lugares, momentos. Que estou a aproveitar o melhor que posso e a fazer o meu melhor para que nada me escape por entre os dedos. Porque eu sei que as oportunidades são do tipo de coisas que não passam muitas vezes por nós, e há que as agarrar com as duas mãos e não as deixar fugir.

Gosto... de todos. [*]

[Vou criar um espaço para pôr fotos, para ser mais fácil. Quando estiver pronto (espero que seja amanhã...) ponho aqui o link, na coluna da direita, n' "Os meus cantos!". Passem por lá para me espreitar! =) ]

4 comentários:

sirk disse...

:D
Que nos chamem rasca ou 1000euros... vivemos numa geração abençoada por nos podermos dar ao luxo de ter intercâmbios de estudantes como objectivos de vida.... de resto, são todos uns invejosos, lol

Anónimo disse...

Que orgulho, só de te ouvir!
Um xi e o nosso beijinho no olho, a esta distâaaaaancia! * (sentiste?) :)

Unknown disse...

Boa Sara...tens de contar tudo assim permites que também nós, que te lemos, vivamos esta experiência de ser do mundo!
Beijo grande da família girassol

Anónimo disse...

estou melhor, por te saber bem melhor!!
beijo e abraço apertado da madinha desnaturada! gosto de ti! kk