16 de fevereiro de 2009

"não negues o que és
só porque não sabes como
enfrentá-lo
não te escondas de ti
não te acanhes da vida
e dos sonhos
que sei estarem entranhados
em cada palavra soletrada
a medo;
não partas
o mundo é,
sozinho,
o melhor e pior lugar
para te deixares ficar
e é por isso mesmo que
não deves fugir de ti,
é por isso mesmo que te coso as mãos
na minha pele
por tempos indeterminados
- nem tudo tem que ter um fim
não nos obriguemos a isso
descansa agora
não vou a lado algum
a não ser que mo peças
mas irei contigo
a partir deste exacto,
confuso,
e preciso momento"

["ode ao absoluto" - Su]


E eu digo que, por muito que quisesse, não diria melhor. =) No pontapé de saída para um novo semestre... é bom continuar a sentir que há quem vá connosco aonde pedirmos.

5 de fevereiro de 2009

Tu sabes...

"Se eu voar sem saber aonde vou (...)
Não há outro que conhece tudo o que acontece em mim..."


Neste TEU dia, só quero dizer-te OBRIGADA. Por me ensinares tantas vezes o caminho por onde voar. Por me mostrares em muitos momentos quem sou e assim me ajudares a andar. Por me seres em tantas horas a luz que apaga a noite em mim e por me abraçares quando me apetece dizer que "já não quero estar aqui". Por poder dizer que poucos como tu conhecem tudo o que acontece em mim.

Obrigada por estes anos de convivência, amizade, carinho, amor, apoio, colo, suporte. Por estares sempre inacreditavelmente perto, por mostrares que te preocupas apenas com uma palavra, com um mimo que me faz sentir sempre pequenina e protegida. Por mereceres o mundo e arredores e seres uma das melhores pessoas que tenho a sorte de me ter aparecido na vida.

Parabéns Dina! Parabéns por 24 anos de pura espectacularidade... parabéns por continuares a fazer, diariamente, com que te admire pela pessoa maravilhosa que és.
Gosto de ti.

1 de fevereiro de 2009

Balanço.

"Pedes-me um tempo pra balanço de vida..."

Agora que exames só a feijões (vulgo melhorias), que dou o semestre por terminado e que finalmente me dou ao luxo (porque o é, de facto) de me recostar no sofá a apreciar a qualidade de vida de quem pode passar um dia inteiro a ver séries na televisão e a dormitar de vez em quando, agora sim, mais do que na passagem de 31 para 1, apetece-me fazer um balanço. De 2008, sim, sobretudo do segundo semestre de 2008, por ser o que está mais fresco.

Apetece-me porque me dei conta, há umas semanas atrás, que este semestre que acaba foi talvez o mais frutífero dos últimos anos, em termos de alterações na minha rotina.

A segunda metade de 2008 foi cheia de coisas boas.

Teve os primeiros dias de Verão passados na Barra, na casa nova, fresquinha, a estrear, com direito a jantar de amigos e a um novo ambiente de estudo.
Teve a Eslovénia, muita gente nova e lugares bonitos, para recordar e regressar, um dia, sem dúvida.

Teve novos desafios no Clã, na catequese, mais gente a chamar por mim e a exigir de mim aquilo que sabem que sou capaz de dar.
Teve a despedida do Clã de 3 pessoas muito especiais e a sensação que o tempo voa e estou cada vez mais perto também da minha.
Teve o FESCUT, o gosto de o partilhar com a Txabes e apesar de tudo uma sensação de que fizemos a nossa parte, demos um bom espectáculo e criámos uma excelente música, diferente de todas as que já tivemos no passado.

Teve os caloiros, o rebuliço, a praxe, momentos inesquecíveis como o do "exames.org" e pessoas que me marcaram e entraram na minha vida de uma forma avassaladora - afilhados, padrinhos deles, novos amigos, tanta gente.
Teve o Projecto, a cadeira que provavelmente até hoje mais me realizou em todo o curso e que me fez perceber onde me sinto realmente bem, no laboratório.
Teve a despedida (ainda que pessoal) da Direcção da AEFFUP... O último Congresso, o último Sarau, as últimas actividades vividas do lado de dentro. O último relatório e talvez a última grande oportunidade de demonstrar a minha gratidão àqueles que marcaram o meu percurso e toda a minha vida académica.
Teve mais um fenomenal Siriphonias cheio de música, claques, sorrisos, festa e muita muita gente sentada na plateia para assistir a um Festival do qual me orgulho de fazer parte, ano após ano.
Teve uma mudança de perspectiva, de postura e de atitude nas Sirigaitas, um crescimento necessário que fez de mim menos "individual" e mais "colectivo". Observar, o sábio conselho da Mestre que provavelmente mais marcou o meu caminho na Tuna (obrigada Joyce, como sempre!).

Teve os amigos de sempre, os jantares de sempre, os cinemas de sempre e as gargalhadas de sempre, para me lembrar que, se realmente quisermos, o que é bom pode nunca mudar.

Acho que poucas vezes senti que um semestre mudou tanta coisa na minha vida e na minha forma de a encarar... O semestre terminou em grande e a sensação de tranquilidade com que começo este 2009 penso que reflecte isso mesmo. É bom sentir que começo em Paz.

[ah! quase sem que eu desse conta, o Abrigo fez 3 anos. o tempo voa, mesmo. =)]