1 de setembro de 2008

I'm leaving...

"All my bags are packed, I'm ready to go..."

Bom, talvez não estejam totalmente prontas, ainda há souvenirs para aconchegar, a comida para a manhã passada em Veneza, os documentos, a máquina fotográfica, o computador, este em que escrevo, pela última vez, a partir de Ljubljana. Mas estou pronta para partir, sim.

Subitamente e mais depressa do que eu imaginaria, chegou o meu último dia em Ljubljana. Aprendi tanto, cresci tanto, reflecti tanto, tomei tantas decisões importantes que penso que as palavras não o possam traduzir. Foram cinco semanas muito intensas, um Verão praticamente inteiro, condensado neste tempo num país diferente e com tanto, tanto para dar. Senti muito mais falta do que é banal no meu dia-a-dia do que poderia à partida imaginar, mas recebi e ganhei muito mais do que alguma vez sonhei.

Vinha à procura de um lugar bonito, encontrei. Vinha à procura de pessoas novas, encontrei. Vinha à procura de uma nova experiência em termos de investigação, encontrei. Vinha à procura de conhecer mais um bocadinho do mundo e encontrei.

Daqui, levo a tranquilidade da cidade, a vista da Torre do Castelo, a beleza da Catedral e da Igreja Cor-de-Rosa, a paz de Bled, a simplicidade de Piran, os edifícios de Zagreb e a enormidade de Graz. Levo o sabor do bolo da Zvezda, do gelado da Cacao, dos cocktails do Pr'Skelet, dos cozinhados da Piu e da Kátia, das pizzas da Ljubljanski Dvor e da Foculus.

Sobretudo, levo as recordações das pessoas. Levo os olhos doces da Francisca, a alegria da Inês, a simpatia da Rita, o companheirismo do Gonçalo, o sorriso do Uros, a boa disposição da Zala, o olhar tímido da Dana, a energia da Claire, o à-vontade da Jelena, a companhia da Laura, a amizade de todos. Levo-os na esperança de os reencontrar, uns mais cedo do que outros, mas a todos, um dia, porque a vida dá demasiadas voltas para ser previsível.

Agora, estou de regresso. À casa, à família, às caras, vozes e gestos de todos os dias. Vou matar saudades e vou ter saudades, daqui. Vou recuperar todas as forças do universo para o ano que está quase a começar... e cheio de desafios, uma vez mais. Porque de que vale ficar parado?

Hoje, em particular, não podia deixar passar isto...

Parabéns pais! 23 anos a trabalhar, a lutar para construir a família que somos. Amo-vos e admiro-vos! [*]

3 comentários:

Mikas disse...

É como tu dizes minha querida, o que é bom passa depressa infelizmente. Mas é bom ter-te de volta. :)

Espero que o regresso tenha corrido bem.

Um xi grande.

Saraï disse...

Bem vinda de volta!
É bom trazer muitas coisas boas para partilhar.
Beijos aos papás :)

Inês Rosa disse...

É assim sair de casa... é td isso :) E é maravilhoso...e qd chegamos sentimos saudades e vontade de regressar :)