23 de setembro de 2008

O Primeiro Dia.

Não podia deixar de registar aqui o dia de hoje.

Propositadamente, pus a tocar no portátil "Verdes Anos", do eterno Paredes. Ele que sempre me inspira para falar de Praxe...


Começou hoje. Hoje chegaram, fresquinhas, à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, as bestas de Farmácia 2007+1/2009. Foi com orgulho que as recebemos, que as acolhemos, que as praxámos. Começou hoje, já são os nossos caloiros e isso deixa-me inacreditavelmente feliz. É bom poder sentir que estamos a passar uma mensagem, uma tradição. É bom sentir que estamos a dar o nosso melhor para que este seja o melhor ano da vida deles. É bom sentir que um grupo de pessoas confia em nós para os orientar.

Sinto-me orgulhosa de ser quartanista de Farmácia, de usar o grelo na pasta, de traçar a capa e poder fazer parte de uma tradição de há tantos anos. Sinto-me orgulhosa de representar uma casa exemplar, onde a praxe é sempre e só o que nós queremos que ela seja. E eu quero que ela seja magnífica, para que os "meus" caloiros nunca esqueçam, como eu até hoje não esqueci, o seu primeiro ano de Faculdade. Sinto-me orgulhosa de poder dizer que, aqui, a Praxe não é o que as pessoas pensam, nem é o que as pessoas vêm nos meios de comunicação social. Sinto-me orgulhosa de praxar sem medo, porque sei que estou apenas a ensinar aos "meus" caloiros a melhor forma de "sobreviverem" nesta selva que é a vida universitária.


Bem-vindo sejas, ano lectivo. Bem-vinda sejas, Praxe. Bem-vindos sejam, caloiros!

Dvra Praxis Sed Praxis
Pharmaciae Facultis ad aeternum

3 comentários:

Bento Abreu disse...

Parabéns por conseguires definir a verdadeira essência da praxe académica.
Ainda hoje de madrugada os caloiros das residências masculinas aqui da UBI foram fazer uma serenata as residências femininas :D

Saudações académicas,

Bento Abreu

Anónimo disse...

praxe é isso!
tb eu pude experimentar uma praxe no seu verdadeiro sentido, conhecer amigos daqueles que ficam pra vida por mais longe que estejam e sobreviver na "selva" académica. Que esse espirito académico não morra e que todos possam conhecer a verdadeira essencia da praxe académica. e a vida académica é tão boa, não é?! eu até quis repetir a dose :P

Anónimo disse...

UAU... é a primeira vez que venho ao teu blog e é encantador. Estou a adorar! Só queria comentar acerca deste teu post, o facto de ter sido escrito no meu dia de anos. Hmm..afinal até dou sorte:) ... e pelos vistos não sou só eu a ficar feliz neste dia, lol!

Beijinhos catequista,
Sempre às ordens =P,
Álvaro (já agora boas festas para todos e desculpa o comentário tão tardio!)