31 de dezembro de 2014

Em frente.

Não podia deixar que n'O Abrigo o ano fechasse com um texto de tristeza. Na verdade não podia permitir que o último post deste espaço neste ano reflectisse um estado de alma que, apesar de ter estado bastante presente ao longo dos últimos meses, não é de forma alguma o que quero recordar de 2014. Nove anos depois, O Abrigo continua a ser um espaço de desabafo nem sempre muito regular, continua a ser um refúgio onde regressar, continua a ser o espaço, por excelência, onde digo o que me apetece sobre o que me vai na cabeça e no coração. Talvez por isso O Abrigo é, em 2014 como em 2005, um portefólio de emoções, as quais ultimamente não têm sido particularmente felizes. No entanto, hoje é dia de fazer balanços, de recordar os melhores e também os piores momentos deste ano, de aprender com eles e de tirar as lições necessárias, de rever prioridades e recordar promessas feitas há 364 dias atrás, de acreditar fielmente num amanhã melhor. Hoje é o dia por excelência da fé no futuro desconhecido. Hoje pedimos um ano melhor que este, pedimos menos preocupações e mais alegrias, menos dores e mais celebrações, menos tristezas e mais felicidade.

Hoje eu peço apenas, de olhos bem abertos para o futuro e com muita confiança em dias melhores, serenidade. Que os desafios do próximo ano não me vençam, que as dificuldades não me prendam completamente, que as mãos amigas não me faltem. Melhores dias virão, certamente. :)



Dou voltas e voltas
e na volta já não sei de onde parti.
Não sei onde quero ir, mas vou.
Levam-me passos que já não são meus,
mãos que me vendam os olhos e me empurram,
em frente... Cegamente, em frente.

Até quando? Até quando assim?
Persisto rumo à meta imaginada.
Não sei onde fica ou como é.
Sonho a liberdade de lá chegar, onde for
e pergunto-me se a reconhecerei, ali mesmo,
em frente... Finalmente, em frente.

É eterna a viagem,
ainda que soem perdidos os passos.
Não sei se há tempo para olhar para trás.
Caminho sobre o fio da navalha, a medo,
mas se vejo a rede de braços à minha espera...
Em frente... Para sempre, em frente.

[27.10.14]

Sem comentários: