31 de julho de 2008

sLOVEnia

Escrevo pela centésima vez neste Meu Abrigo e faço-o de um computador com um teclado estranho, de uma cidade diferente e de um país muito diferente. No entanto, começo a perceber porque é que aqui se usa o slogan "sLOVEnia"... Realmente, a avaliar por Ljubljana, a capital, parece impossível nao gostar disto aqui... =) A tranquilidade, o ar puro, o pouco trânsito, o rio, os espaços verdes... Tudo parece tao simples aqui. =)

Para quem nao sabe, estou em Ljubljana desde ontem até 2 de Setembro, a participar num programa de estágios da associaçao internacional de estudantes de Farmácia. Depois de uma viagem de aviao, um dia em Veneza (maravilhoso!) e uma viagem de comboio, cheguei finalmente ontem a Ljubljana, eram 1h51 da manha e tinha uma grande comitiva a esperar-me! =) Fiquei em casa de uma colega daqui (a Mojca - aprendam, le-se "Môitza") porque só temos direito a residencia a partir de Agosto, portanto a partir de amanha. Entretanto já tratei de um monte de burocracia e já fui a Faculdade de Farmácia e conheci o Professor que me vai orientar durante este mes de trabalho (nao muito árduo, espero!)... Muito porreiro, disse-me logo que só começo a trabalhar a serio na segunda-feira! =)

Agora andamos a tentar conhecer a cidade, muito bonita por sinal. Este fim-de-semana devemos ir visitar o Castelo e talvez o Zoo ou algo do género... Sempre em "slow motion" porque afinal de contas vamos ter um mes inteirinho para conhecer isto... =)

Pronto, eu vou dando notícias, amanha já hei-de ter residencia e por isso também já poderei escrever do meu portátil e nao deste meio estranho onde nao sei fazer o "til" nem consigo pôr acentos circunflexos nos "e". Mas pelo menos faz cedilhas!!! =) Quando puder ponho aqui umas fotos para verem as minhas aventuras a descobrir Veneza sozinha e a passear por Ljubljana com a Piu e o Manel! =P



Farewell, my friends. =D [*]

20 de julho de 2008

Festival Delta Tejo 2008

Olá meus queridos leitores d'O Abrigo!!! =P (sejam vocês quantos forem...)

Estou finalmente de férias, depois de mais um ano cheio de ocupações, preocupações mas também muitas boas recordações.

Escrevo aqui hoje sobretudo porque ontem tive a feliz oportunidade de participar numa noite de boa música em português, no Festival Delta Tejo 2008. Foi algo que decidi fazer já um pouco em cima da hora, e ainda bem que me decidi! Foi fantástico! Aconselho quem possa e se o cartaz nos próximos anos for interessante, a não ficar em casa!

O recinto é muito agradável, espaçoso, com várias coisas para fazer se não se quiser ver os concertos (até fazer um salto em queda livre praí de sei lá quantos metros... mas muitos!)... E os concertos... Bem, acho que não preciso de tecer comentários acerca do BRUTAL concerto de Mariza que continua a ter o dom de sempre me surpreender. Estava enérgica, emocionada, "possuída" e pôs a plateia aos seus pés. Adorei também Ana Carolina, que conhecia menos mas que me deixou interessada com os temas do seu novo álbum "Dois Quartos", cheios de mensagens "inconvenientes" para o mundo... =) E, claro, o momento que vos deixo, a "É isso aí", que me arrepiou...

Não vi muito dos outros concertos. Cheguei no final de Mart'nália, que puseram o pessoal a sambar com vontade e muita descontracção e também no final de Couple Coffee no palco alternativo, que quase não ouvi mas de quem ainda escutei uns sons de adaptação do nosso Zeca Afonso ao ritmo brasileiro... interessante! Rita Redshoes ficou provavelmente entre Ana Carolina e Mariza e não ouvi rigorosamente nada, lamentavelmente. Quando vinha a sair do concerto de Adriana Calcanhotto (que me decepcionou pela sua inexpressividade e pouquíssima interacção com o público), ainda ouvi uma ou duas músicas de Clã, que embora não sejam a minha banda portuguesa de eleição, conseguem sempre pôr o pessoal a cantar e a dançar e tinham uma plateia bastante repleta apesar da noite já ir relativamente longa e de estar a decorrer o concerto da Adriana em simultâneo.

Enfim, fiquem com os vídeos, com estes bons momentos não captados por mim mas por outros que anonimamente partilharam comigo esta noite quente de Verão em Lisboa...