27 de agosto de 2008

Perto do final...

Parece impossível, mas sim, já só cá estou por mais uma semana. O tempo voa quando menos queremos que ele passe e, ainda assim, tem sido um tempo muito muito bom.

Agora sim, tenho a certeza, volto uma pessoa diferente. No dia 3 de Setembro dir-vos-ei em quê, quando regressar ao "meu canto" e me aperceber do que mudou. Tenho saudades de tudo mas ando também já a tentar absorver todos os pedacinhos desta semana que me resta em Ljubljana, para que de nada me possa arrepender quando regressar.

Hoje termina também a semana maravilhosa em que tive comigo duas pessoas tão importantes e que tornaram estas "férias" ainda mais inesquecíveis! Calcorreámos as ruas de Zagreb, Graz e (claro!) Ljubljana e ainda tivemos tempo para ir até Bled, gozar o descanso e a tranquilidade que aquele pequeno pedacinho de paraíso nos traz. Foram uns dias incansáveis, sempre a correr, sempre a tentar que o tempo desse para tudo e acho que conseguimos passar uma óptima semana... A vocês, obrigada! Por tudo, sobretudo por estarem comigo...

Sexta-feira será o meu último dia de trabalho, sábado e domingo para ver tudo o que me escapou nestas cinco semanas em Ljubljana e segunda-feira para fazer malas e as compras de última hora... Vou ter saudades... Vai ficar marcado. Para sempre.

22 de agosto de 2008

Visitas!!! AMIGAS!!! =D

Olá maltinha!

Hoje foi um grande dia aqui em Ljubljana! Chegaram as minhas amigas Kátia e Joana! =D Yupiiiiiiiiiiii! =D O tempo voou e de repente já começou esta semana louca em que nos vamos fartar de passear e de curtir estes países aqui à volta!!! =D

Sempre a abrir, amanhã há Zagreb (Croácia), domingo há Graz (Áustria) e segunda provavelmente voltarei com elas a Bled para lhes mostrar o paraíso que é aquele lago fantástico! Enfim, vai ser mais uma semana a voar e espero aproveitar tudinho e tirar muitas muitas fotos para vos mostrar naquele site que já está a funcionar (http://instantes.myphotoalbum.com/) e que é muito fácil de ver tudo e até podem deixar comentários se quiserem!

Aqui fica uma das primeiras fotos das 3 em Ljubljana!


13 de agosto de 2008

Paragem.

Inacreditavelmente, cumprem-se já hoje duas semanas desde que saí de Aveiro às 3h30 da manhã para partir para esta verdadeira aventura que é fazer SEP. Cinco semanas num país diferente, com pessoas diferentes, novas, uma língua diferente, estranha... De semelhante, só a moeda para usar, o ar para respirar e os pés para calcorrear todas as ruas e ruinhas que constroem esta cidade de Ljubljana.

Tenho descoberto muitas coisas, aprendido imenso e crescido (mesmo) muito. É uma experiência que acho que estava traçada no meu caminho, tinha que passar por aqui para aprender tudo o que tenho aprendido. Muito mais do que conhecimento de escola, de faculdade, de livros, aqui aprendo com a escola do desenrascanço, da autonomia e até (porque não?) do afastamento.

Acima de tudo, aprendo o valor que algumas coisas têm para mim e o valor que outras não deveriam ter... Faz-me falta o familiar da minha casa, do meu quarto, dos meus espaços. Faz-me falta o cheiro do mar e a cor do céu quando o sol se esconde ao fim do dia, atrás das ondas. Faz-me falta o relaxamento de não ter horário para acordar nem para adormecer. Faz-me falta o mimo da família, a comidinha da avó e da mãe. Fazem-me falta os sorrisos dos rostos de todos os dias e os abraços dos Amigos de sempre.

Mas aqui... Aqui tenho o brilho do sol nas fachadas das casas brancas, impecáveis. Tenho a privacidade do meu quarto, do meu verdadeiro abrigo, numa residência meio estranha mas que é, por estas cinco semanas, a minha casa. Tenho o acordar cedíssimo porque o sol se entranha pelo quarto e me obriga a abrir os olhos, mas o adormecer não tão cedo como isso porque se está tão bem na rua ou porque me apetece ficar mais um bocadinho a conversar com alguém. Tenho a rotina do trabalho que é sempre novo e surpreendente. Tenho a confiança de alguém que só há duas semanas me conheceu mas já me põe nas mãos partes importantes do seu trabalho de meses. Tenho os sorrisos e as conversas em português e em inglês, as palhaçadas em qualquer língua e tudo o resto que é expresso na linguagem universal que é a do que nos vai na alma. Tenho as pessoas, dezenas e dezenas, nas ruas, nas esplanadas, por todo o lado, onde quer que vá. E tenho, sempre, o sentimento de que é uma experiência que vai, de alguma forma, mudar a minha vida. Em maior ou menor escala, de uma maneira ou de outra, vou ser diferente quando no dia 2 de Setembro chegar a casa. E, pelo que me parece, vou ser melhor.

A vocês que me lêem, quero apenas que saibam que estou bem. Que me estou a divertir, a conhecer pessoas, lugares, momentos. Que estou a aproveitar o melhor que posso e a fazer o meu melhor para que nada me escape por entre os dedos. Porque eu sei que as oportunidades são do tipo de coisas que não passam muitas vezes por nós, e há que as agarrar com as duas mãos e não as deixar fugir.

Gosto... de todos. [*]

[Vou criar um espaço para pôr fotos, para ser mais fácil. Quando estiver pronto (espero que seja amanhã...) ponho aqui o link, na coluna da direita, n' "Os meus cantos!". Passem por lá para me espreitar! =) ]

5 de agosto de 2008

As fotos!

Finalmente já tenho net na residência e por isso, aqui ficam as prometidas fotos:


A ponte Rialto.

A Praça de San Marco.

A turista junto à Torre da Praça San Marco.

Ljubljana em miniatura.

O rio Ljubljanica.

As sardinhas Ramirez à venda no Mercator!

As portuguesas no quarto da Piu!

Os primeiros SEP's de Agosto (Anna, eu, Piu e Manel) - geladinho!!! =D

Depois ponho mais coisas, agora já é hora de ir dormir, aqui... Amanhã há trabalhinho às 9h! =) *

4 de agosto de 2008

Notícias... porque Ljubljana nao me comeu!

Olá malta!

Como está tudo no nosso país a beira-mar plantado? Aqui, em tao poucos dias, já tivemos calor abrasador, vento, chuva forte, trovoada... Só ainda nao fez mesmo foi frio... Felizmente!

Já estamos na residencia (que nao é grande coisa, mas enfim...) e já passeámos um bocado por Ljubljana, visitámos ontem o castelo e valeu muito a pena, porque o guia percebia mesmo muito daquilo e falava um óptimo ingles, pelo que percebemos todos os pormenores da História!

Ainda nao tenho internet na residencia (estou na biblioteca da Faculdade...) porque ainda nao está a funcionar, talvez ainda consiga resolver tudo esta semana e se for caso disso, voltarei aqui para vos mostrar algumas fotos de Veneza, Ljubljana e talvez até da residencia, para verem como estou... =)

Hoje foi o primeiro dia de trabalho... Nao tem rigorosamente nada a ver com o que eu pensava mas é igualmente interessante. Estou a trabalhar com uma aluna de Doutoramento da Faculdade de Farmácia, chama-se Nataša e é da Sérvia. O trabalho dela consiste em isolamento de compostos a partir de fontes vegetais e neste momentos estamos a testar vários métodos de extracçao e isolamento de um composto que tem sido testado para várias finalidades e que provém de um arbusto chamado Quassia amara. A grande vantagem do trabalho é manter-me realmente ocupada durante uma grande parte do dia porque ainda nao estou muito bem adaptada a esta realidade de estar um mes inteiro longe de Portugal e por isso custam-me os tempos mortos... Espero em pouco tempo arranjar melhores formas de os ocupar, seja com visitas a museus e outras coisas desse tipo, seja na net a matar saudades, caso a net da residencia venha a funcionar no meu portatil...

Enfim, tenho jogado muito computador, lido um pouco, ouvido música e também recomecei a escrever, como pretendia. Penso que aos poucos me habituarei a isto e, como disse a minha mae (sempre acertada!), quando me sentir adaptada já será tempo de regressar...

Um abraço apertadinho de saudades de tudo e de todos... [*]