16 de junho de 2006

Vatzlav.

Já não ia ao teatro há... anos. Sim, há anos. Sei que é um vergonha mas é a mais pura das verdades.

No entanto hoje redimi-me. Compensei anos de ausência visitando o Estaleiro Teatral (surpreendente, por sinal) e assistindo a uma peça simplesmente M-A-G-N-Í-F-I-C-A.

Vatzlav é algo de único, especial e sobretudo, diferente. Uma analogia de vida brilhante, um texto fabuloso a que dão vida um corpo de intérpretes realmente bom. Acho que não poderia ter vindo de lá com a alma mais cheia de tanta coisa: a alegria de umas horas bem passadas, o orgulho nos amigos que pisaram o palco com garra e atitude, donos de si mesmos e dos seus papéis, a inspiração de um texto com uma "moral" fabulosa que a todos deveria fazer pensar sobre "Quem é Vatzlav?" e afinal, quem é cada um de nós nesta ridícula micro-sociedade em que vivemos.

"Vatzlav, pai da Esperança, que do outro lado da margem nos convida e aguarda na aventura do querer e desejar, sermos mais do que simples números em cadeia." Assim fala Jorge Fraga, criador desta magnífica obra de arte que todos deveríamos saber apreciar. Assim o percebi eu, simples espectadora, que vi em Vatzlav também um pouco de mim...


Vão ao Estaleiro, vejam "Vatzlav" e venham de lá tão ricos como eu vim. Mas não ricos como os poderosos Sr. e Sra. Morcego... mas ricos como Vatzlav, que só quer ser livre e feliz.



["Vatzlav", de Slawomir Mrozek, Estaleiro Teatral (Aveiro), terças a sábados até 8 de Julho, às 21h30. VALE MESMO A PENA. =)]

9 comentários:

Veritaz disse...

Até dá vontade de ir ver, só a ler o teu texto! :)

Su(sana) disse...

Eu fartei-me de rir e acho que é realmente uma boa peça, com momentos para rir e reflectir. Adorei o papel do filho do Sr. e Sra. Morcego e o Paivinha (entre outras caras não tão chegadas) representou muito bem e tem uma personagem tão cómica. Lol
Gostei mesmo.

=) *

Anónimo disse...

Ei! Tu mesma!... Conheço-te desde para aí duas horas após teres nascido... e como sempre o fizeste continuas a surpreender-me! Fico feliz, muito orgulhoso e com... um brilhozinho nos olhos! Jó (tio por natureza e padrinho por acaso)

Mikas disse...

tenho que ver se vou!

beijinho [*]

Anónimo disse...

Ai, pois estou de saída para ir ver a dita peça! Ora vê lá tu as coincidências deste mundo! Hj q vi o teu comentário (obrigadooooo) ja tinha decidido ir ver a peça!

:)

Beijinhos e muntos gengibres

PS: Espero-te por lá mais vezes :)

Anónimo disse...

ah tempo k eu n passava aki.. lol sim.. é curioso km as pessoas knd tao bem s eskecem d pekenas coisas.. s eskecem d alimentar o mundo k os rodeia..

madrinha.. adrt XD XD

nc me eskeças d lembrar d alimentar o nosso mundo :D


ah.. e o "vatzi" é bombastico.. kem n for é um ovo podre =)

Anónimo disse...

Eu fui :D yeah! * [pouco a dizer, já foi tudo dito como deveria ser] *

Anónimo disse...

Isto já vem um bocado fora de hora mas não podia deixar de comentar pk sempre k falaste deste teatro fizeste-o com tal entusiasmo k como a Vera disse dá vontade de ir ver!pelo k contaste foi de facto uma peça digna de ver mais k uma vez.

Anónimo disse...

Se pusermos "Vatzlav" no Google, aparece um link para este teu 'sítio' xD Ou iééé! E coiso.
Primeiro: se o Fraga vê esse "Jorge Fraga" no teu texto até te espanca por telepatia.
Segundo: Eu fiz anos no dia em que postaste essa coisa. Cadê os meus parabéns?

la la

Tenho dito. *