9 de agosto de 2007

De volta.

"Digam aos rapazes da cidade que por cima dos telhados do cinema, existem estrelas no céu." BP


Alguns dias volvidos, sinto que devo falar sobre o que foi o XXI Acampamento Nacional do CNE. Este meu segundo ACANAC. E, mais do que nunca, sinto que Baden-Powell, o Robert que um dia queria ser actor, resume nesta frase o que verdadeiramente foi este acampamento...

Teve de tudo, como sempre. Muitos meninos da cidade, escondidos não debaixo de telhados de cinema, mas de guarda-sóis, bares, tendas, sombras... Muita gente que nunca aprendeu a ver as estrelas para além dos tectos e que por isso esperou deste ACANAC um mundo de novidades, grandes coisas, verdadeiras constelações... Desiludiram-se. Saíram derrotados porque esperavam demais de um acampamento para cerca de 10 mil pessoas...

Eu, felizmente, pertenço a outro grupo. O dos que aprenderam a ver beleza na estrela mais pequena e a sentir que vale a pena olhar para o céu, mesmo que as nuvens encubram as maiores constelações.

No fundo, foi isso que aconteceu... Falhou muita coisa, coisas grandes e bem visíveis, que toldaram os olhos dos mais expectantes e que assim saíram do Monte Trigo com a convicção de que nada valera a pena... Por mim, só espero que de cabeça fria se tenham apercebido também das estrelas mais pequenas mas nem por isso menos brilhantes...

Por mim, este ACANAC valeu, como já o outro valera mas em menor escala, por todas as pessoas que conheci naquele "Monte Salem" onde nos reunimos. Valeu pelo Clã, pela Tribo Henoc, pela Terra de Haran, por todos os Caminheiros que, por uma ou outra razão, me fizeram sorrir, falar, brincar, cantar, dançar... Como alguém disse já não sei bem quando, estamos unidos por algo único e isso, por mais anos que passem, não se vai apagar. Podemos nunca mais nos encontrar (com muitos provavelmente é mesmo isso que vai acontecer), podemos nem sequer voltar a falar, mas quando um dia eu passar por alguém na rua e a sua cara me parecer familiar, talvez me pergunte "será que esteve comigo no ACANAC?!"

Foi uma semana de muito pó, muito MUITO calor, menos água do que se desejaria, um hike sem muito sentido e sem muita comida, uma cerimónia de abertura sem grande nexo, uns horários muito estranhos... Mas acima de tudo, foi uma semana de muitos sorrisos, muitas músicas, muitas brincadeiras, muitas fotos, muitas Pessoas. E Pessoas de valor, das que vamos guardando na memória. =)


Sir Robert Smith Stephenson Baden-Powell, thank you, from the bottom of my heart, for a hundred years of scouting in the world. Thank you for making this happen!

6 comentários:

Mikas disse...

Tenho tantas saudades do escutismo. =')

[*]

Anónimo disse...

Sarinha, não estive lá e, claro, ouvi as maiores barbaridades acerca do grande ACANAC. acredito, no entanto, nas tuas palavras: nos sorrisos que se fizeram sentir na alma, nos momentos mais bons que maus, nas pequenas e mais simples coisas que nos passam despercebidas neste mundo que exije coisas óbvias e majestosamente visíveis. pois o "majestoso" de tudo está num olhar espontâneo, num abraço, naquela estrela que se esforça para brilhar mesmo lá no alto.

és linda ;) *

Su(sana) disse...

É essa é uma realidade que desconheço, mas fico bastante contente por sentir a tua satisfação e ver esse sorriso bonito!

:) [*]

(E o que vale são os pequenos detalhes, os que apesar da pequenez são os que fazem a diferença.)

Tiago Ramos disse...

Nunca fui escuteiro, nunca tive vontade em sê-lo. Tenho bastantes amigos e colegas que o são. Também pariciparam nesse ACANAC. São do campo, gosam de ver as estrelas no céu.
A frase do senhor Baden Powell é bonita! :D

AnaA disse...

Há quem se desiluda por pequenas coisas, e há quem encontre a felicidade nelas... Ainda bem que pertences ao segundo grupo Sarocas :)

Anónimo disse...

Obrigado Companheira =) ** até ja ;P