Ando há dias a tentar encontrar as palavras certas para dizer o que nenhuma palavra pode atingir.
Como é que se explica a sensação de entrar na Praça do Obradoiro a correr que nem uma louca, porque naquele momento já não havia uma única dor? Como é que se explica que, quatro dias depois, olhar aquela Catedral é uma experiência próxima da felicidade? Como é que se explica o sentimento de missão cumprida e de objectivos atingidos?
Resumo-vos a Peregrinação do 10º ano de catequese da Paróquia de Esgueira a uma palavra: intensa. Para todos, porque todos tivemos espaço para a sentir.
Resumo-vos aqueles 6 dias a dois olhares, o do sofrimento e sacrifício de quem caminha para além do que o corpo permite, só porque a necessidade de chegar é maior que a dor... e o da felicidade de todos, ao chegar finalmente, juntos, depois de tanto esforço. O brilho nos olhos de quem sente que venceu mais um desafio.
Meus pequenos, o caminho começa agora... Não nos deixemos deter!
"Sonhar é quase sinónimo de acreditar. E quem acredita, consegue. Quem procura, encontra. Falo dos sonhos que nos alimentam, dão força e alento para seguir em frente. Por cada sonho tornado realidade fazemos uma conquista interior. Crescemos quando sonhamos. Acredito que algo (que para mim é Deus) gere um tempo que não é o nosso tempo, e dá uma ordem às coisas que nem sempre conseguimos entender. É esse alguém que nos ensina a procurar, a lutar, a descobrir e a realizar sonhos. Porque a sua mensagem nos pode levar a um caminho de felicidade plena."