10 de setembro de 2009

Um Caminho Com Sentido.

Ando há dias a tentar encontrar as palavras certas para dizer o que nenhuma palavra pode atingir.

Como é que se explica a sensação de entrar na Praça do Obradoiro a correr que nem uma louca, porque naquele momento já não havia uma única dor? Como é que se explica que, quatro dias depois, olhar aquela Catedral é uma experiência próxima da felicidade? Como é que se explica o sentimento de missão cumprida e de objectivos atingidos?

Resumo-vos a Peregrinação do 10º ano de catequese da Paróquia de Esgueira a uma palavra: intensa. Para todos, porque todos tivemos espaço para a sentir.

Resumo-vos aqueles 6 dias a dois olhares, o do sofrimento e sacrifício de quem caminha para além do que o corpo permite, só porque a necessidade de chegar é maior que a dor... e o da felicidade de todos, ao chegar finalmente, juntos, depois de tanto esforço. O brilho nos olhos de quem sente que venceu mais um desafio.

Meus pequenos, o caminho começa agora... Não nos deixemos deter!

"Sonhar é quase sinónimo de acreditar. E quem acredita, consegue. Quem procura, encontra. Falo dos sonhos que nos alimentam, dão força e alento para seguir em frente. Por cada sonho tornado realidade fazemos uma conquista interior. Crescemos quando sonhamos. Acredito que algo (que para mim é Deus) gere um tempo que não é o nosso tempo, e dá uma ordem às coisas que nem sempre conseguimos entender. É esse alguém que nos ensina a procurar, a lutar, a descobrir e a realizar sonhos. Porque a sua mensagem nos pode levar a um caminho de felicidade plena."

5 comentários:

Ana Filipa disse...

Palavras, tantas e tão poucas para descrever este caminho. Parece realmente que nos fogem quando tentamos dizer o que foram aqueles dias.
Intensa talvez seja de facto a palavra mais adequada. No fundo, tudo naqueles dias foi vivido de uma forma diferente, intensa.
Aliás, que adjectivo descreveria melhor aquela entrada triunfante? Trinta pessoas que como doidos surgem do nada a correr em direcção a uma catedral... A alegria estonteante que nos invadiu por alcançarmos finalmente o objectivo... Simplesmente algo tão intenso que nos custa explicar!

Pipa disse...

Sei exactamente o que é tentar descrever um Caminho de Santiago e não encontrar palavras para o fazer, porque todas parecem tao pequenas e incompletas.

Sei o que é chegar aquela grande Catedral e começar a chorar sem ter controlo nas lagrimas que insistem em cair. Rir.me de felicidade por ter conseguido e ao mesmo tempo chorar, ao perceber quao enorme estava a ser aquele momento de chegada, de "sim, conseguimos". :')

Para mim foram 800 km de bicicleta. Para mim foi um caminho de magia, de sentimentos que nao se conseguem transmitir, de alegria, de tristeza, de frustracao, de cansaco. Mas acima de tudo um caminho onde diariamente testamos os nossos limites, quer fisicos, quer psicologicos. Um caminho que nos torna tão mais fortes, tão diferentes.

E é optimo perceber que nao sou a unica a sentir isso. Q toda a gente q fez algum caminho de santiago partilha a mesma sensação, a mesma magia, o mesmo crescimento.

" Nao ha atalhos faceis para qualquer lugar digno de ser visitado" .. Santiago é mesmo assim, mas vale sempre, sempre a pena. :'D

Um beijinho *

Saraï disse...

Estou feliz por todos!
Devia ter arranjado forma (nem que me despedissem...eheheh) de ir convosco.

O Caminho de Santiago só entende quem o vive... não há palavras para descrever.

Bjs*

Diana Ratola disse...

Que bom que deve ter sido! Conheço essa sensação e sei o quão inexplicável pode ser!
Beijinhos**

Frank TJC disse...

Olá, Sara! :-)
Bem... Isso é que foi uma grande experiência! Muitos parabéns! ;)
Eu cá também fui a Santiago de Compostela, neste Verão (10, 11 e 12 de Agosto), tendo apenas a bike como companhia.
O meu itinerário foi o seguinte:
1.º dia - Porto a Esposende (2 horas e meia de pedaladas);
2.º dia - Esposende a Cerveira (5 horas e meia de pedaladas);
3.º dia - Cerveira a Santiago de Compostela (11 horas de pedaladas, phonix!!!).
Foi um percurso algo duro e penoso (até porque apanhei temperaturas como os belos dos 42ºC em Pontevedra...) mas foi algo que acredito que muda as pessoas, por certo, tal como me mudou a mim... :P
É bom, por vezes, fazer coisas destas; coisas loucas e apaixonadas, para crescermos e sentirmos que, na vida, tudo tem valor, ainda que não o vejamos de imediato, pois eu sabia bem que iria ver a Catedral de Santiago, talvez após um monte, talvez após dez montes (talvez após muitos mais, tal como sucedeu), mas tinha essa convicção, essa certeza cega de que a veria!... Assim, pedalei e pedalei e, após longas horas a fazê-lo, lá apareceu a Catedral: única, simples, ínclita!
Beijinhos para ti e tudo de bom neste novo ano que hoje começa! ;)