25 de julho de 2009

Rescaldo de um Congresso.

Passei os últimos dias no Hotel Tuela, no Porto, rodeada de muitos investigadores de muitas nacionalidades e de outras pessoas, como eu, ali simplesmente para perguntar "do you need any help?", "puédo ayudar?" ou apenas "o que é que posso fazer?". Fui "assistant to the secretariat" de um congresso muito bem organizado e do qual guardamos muitas histórias caricatas que me comprometi a reunir... para mais tarde recordar! TODOS OS NOMES ABAIXO REFERIDOS SÃO, EVIDENTEMENTE, FICTÍCIOS!!! =P

Ora então comece-se pelo princípio. Ao chegar ao Hotel Tuela, Deolinda depara-se com o facto de estar inadequadamente vestida para a recepção protocolar que abriria o congresso. Cor errada para o dia em que nos encontrávamos... fazer o quê? Apenas sorrir e pensar... "Podia ter sido pior! As pastas poderiam ter sido dessa mesma cor!" Uma respeitada Tuna do Porto que se atrasou para as suas funções e acabou por actuar na "Get Together Party" para um público... digamos... pouco interessado. =P Ah! E a primeira vez que vi um Grupo de Fados Académico com mulheres a cantar!

No dia seguinte, a Anastácia foi fazer de baby-sitter de uma série de "istrángeiros" que se meteram a passear pelo Porto num tour organizado e com uma guia... sui generis. Monumentos "on your left" que na verdade estavam à direita, falta de dinheiro para pagar as entradas na Igreja de S. Francisco... os memoráveis 10€ a menos! E a Anastácia sempre a "dar assistência"... mais Guia do que a própria Guia!

Pelo meio, conferências interessantes e secantes, a Felismina e a Chefe de Secretariado Amália a serem torturadas cá fora com todo o tipo de questiúnculas e, lá dentro, o Abílio, o Ricardo e o Prof. Diamantino a correr atrás de apresentações atrasadas e powerpoints perdidos e "ah e tal quero usar o meu Mac" e "ai meu Deus que tenho uma cena em Corel Draw que não sei se vai funcionar"! Telemóveis que não paravam de tocar... Multidões acorriam ao Secretariado (e eu não exagero nadinhaaaa!): "Ainda me posso inscrever no jantar de Gala?", "Ainda há vaga no Cruzeiro?" ou "Posso ter um recibo?" eram as perguntas mais ouvidas por toda a parte...

Mas como esquecer a nossa amiga? A fã número um do Secretariado, no final quase já melhor amiga da nossa Amália, que foi lá tentar TUDO para ir ao Cruzeiro no Douro? Até tentou mudar de voo... e era só para o outro lado do Globo! Quando percebeu que não ia conseguir... foi lá só pra fazer um download de umas fotos e ficamos resolvidos! =)

Entretanto, põe poster, tira poster e "a-dos-anéis" que nos aparece à procura dos ditos... Apareceram! Mesmo debaixo do sapato do pobre do Big Boss que os devolveu à distraída... Mais tarde, seria a câmara fotográfica, outra vez o anel... só do amigo de terras de Fidel não se esqueceu ela, para pena da Deolinda!

Por fim, falta ainda contar quatro momentos inesquecíveis:

- a expulsão da "penetra", uma prova magnífica que Napoli é de facto o cerne da Máfia mundial e que já tem braços (pequeninos e bastante mal amanhados) em Portugal... há quem tenha lata para estar num congresso durante 3 dias, comer, beber e ouvir palestras e ainda ir a festas... sem se inscrever! É facto, creiam!
- a dança, a mítica dança do francês... numa noite com a espanhola enérgica e na outra a fazer voar a Amália de Farmácia. Ver para crer, a cara de pânico dela a cada rodopio... para quando aconteceria a queda? Não chegou a tal, mas deu para voar sapatos e tudo!
- a Deolinda e a Felismina a arruinarem a prestação da nossa grande Amália durante o jantar de gala, com uma fraquinha tentativa de cantar "Mamma Mia!"... inesquecível, de facto! =P
- por fim, o Big Boss a cantar a Cinderela como manda a sapatilha, mas cheio de vergonha... tudo isto antes, é claro, da "onda da orgânica" ter tirado os homens da cadeira!



Enfim, mais um memorável congresso... Ficam as pessoas novas e divertidas que conheci e mais uma prova do poderio da Q.O. da FFUP, desta vez em parceria com o ICBAS e o CIIMAR! =)

5 comentários:

Saraï disse...

E viva a amália que superou a prova da intromissão da felismina e da deolinda... e viva o ricardo e o abílio, bem como a felismina e a anastácia e o big boss e a respectiva cara metade...
...vai uma onda orgânica?!

gisela disse...

Não se esqueçam de contar, a parte em que Felismina, já tão cansada estava, que ve sua sabrina a derreter, no holofote das caves. Não fosse o valente Ricardo, avisar que ela estava a arder, teria ficado Felismina sem sabrina!

Raquel disse...

Há pois, roubaram-me a deixa da sabrina da Felismina! É que só visto! Estavam quase a disparar os alarmes de incêndio das caves, se não fosse o Ricardo ver a Felismina a fumegar!!!

Helder disse...

Pois é pois é, aqui o valente Ricardo salvou a Felismina e as caves do fogo eminente. Essa foi uma das muitas peripécias deste congresso. para alem de quase ter de andar ao soco para em darem as apresentações (como se o interesse fosse meu), o congresso valeu pela boa disposição de uma equipa fantástica. Que me levou ate em pensar em fazer da realização de congressos a minha vida. Mas graças a Felismina descobri que a minha verdadeira vocação é para bombeiro... heheheh :P

Saraï disse...

pois...
um bombeiro quase, quase, fez falta no dia seguinte quando a Felismina ia ficando debaixo do próprio autocarro... mas não ficou... graças a um coro bem afinado de conferencistas a dizer um aHAahHHHH! e fazer assim para um autocarro a 1cm da Felismina.
Afinal a lua ilumina vários!
;)